Turismo

 

Impulsionado pelo agronegócio, o crescimento de Rio Verde tem gerado o desenvolvimento de um setor em expansão em Goiás e no país, o turismo de negócios, responsável por gerar inúmeras divisas. No município, essa modalidade de turismo tem promovido a circulação de milhões de reais. Foi criada, no início de 2005, a Superintendência de Turismo, com o objetivo de fomentar projetos e programas no segmento do Turismo e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento do setor.
Além das feiras e eventos ligados ao agronegócio e que movimentam as ruas e as finanças da cidade, a instalação de indústrias em Rio Verde é a grande responsável pelo crescimento do turismo. O município abriga grandes indústrias, a exemplo da Perdigão, Cargill, Grupo Orsa, Videplast, Kowalsky Alimentos e Comigo que atraem semanalmente a visita de grupos de empresários brasileiros e estrangeiros que querem fechar negócios, buscam parcerias ou que já são clientes das empresas localizadas em Rio Verde.
Para atender a demanda do turismo, Rio Verde possui 31 hotéis, com mais de mil e quinhentos leitos com uma taxa de ocupação mensal acima dos 60%. O município também conta com uma secretaria específica para gerir e apoiar as iniciativas deste setor: a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Tamanha vocação para os negócios acabou demandando a formação de uma mão-de-obra especializada, capaz de atender com qualidade os milhares de turistas que, a cada ano, passam por Rio Verde. Essa formação de profissionais qualificados e capacitados chegou com a implantação do curso de Turismo pelo Instituto de Ensino Superior de Rio Verde/Faculdade Objetivo, que formou a primeira turma no início de 2005 e que é o único curso nesta área na região Sudoeste de Goiás.

Além destas potencialidades, Rio Verde conta também com vários eventos de grande porte, como a Sudoexpo – Feira de Industria, Comércio e Prestação de Serviço – maior feira do interior de Goiás, que acontece de dois em dois anos, a Exposição Agropecuária (segunda maior Feira Nacional de Gado Nelore, que atrai cerca de 100 mil visitantes), o encontro dos Nômades Moto Clube – onde motociclistas de todo país se reúnem durante três dias na Cidade, a Festa Junina – que é organizada pela Secretaria de Comunicação do Município, onde durante cinco dias, tem concurso de quadrilhas ( estilizada e tradicional), e ainda barraquinhas com comidas típicas de Goiás e juninas. A Festa recebe grupos quadrilhas de todo país. Cerca de 50 mil pessoas passam pelos cinco dias de evento. 

O município possui ainda um rico patrimônio histórico, cultural e religioso na área urbana, construído em seus 157 anos de história.

Rio Verde conta também com belezas naturais, pousadas em fazendas, onde o turista, em contato direto com a natureza, pode usufruir de trilhas em mata, cachoeira e a vida do campo. O Município conta ainda com diversas cachoeiras.

O turismo religioso vem crescendo a cada ano através da tradicional festa do Divino Pai Eterno que acontece na Serra da Capa Branca, com sua igrejinha histórica, localizada a cinco quilômetros da Cidade, onde os romeiros rendem graças ao Divino.

Com essas potencialidades, Rio Verde já se encontra cadastrada junto à Embratur como sendo Município de Potencial Turístico.

Principais Pontos Turísticos

Rio Doce

Rio que oferece praias e cachoeiras. Nele se encontram as UHE Mumbuca, nos Municípios de Rio Verde e Aparecida do Rio Doce e a UHE lara, nos Municípios de Rio Verde e Jataí.

Rio Verdão

Afluente do Rio Paranaíba, banha o Município. Nele encontra-se as UHT Santo Antônio, nos Municípios de Rio Verde e Paraúna; UHE Piteira, nos Municípios de Paraúna e Jandaia; UHE Volta Grande, nos Municípios de Santa Helena e Acreúna; e UHE São Tomas, nos Municípios de Santa Helena e Turvelândia.

Rio do Peixe

Afluente do Rio Araguaia, nasce na serra de Cocalzinho, com águas claras e mornas. Possui diversas corredeiras. Nele encontra-se as UHE Taboão, no Município de Santa Cruz de Goiás; e as UHE Matoso e Rio do Peixe, no Município de Pires do Rio.

Rio dos Bois

Rio que nasce na Serra do Congamé, Fazenda Quilombo, a 920m de altitude. É afluente do Rio Paranaíba. Possui uma extensão total de 528Km. Banha o perímetro urbano do Município, oferece cachoeiras e corredeiras. É propício à canoagem. Nele encontra-se as UHE Boa Esperança, nos Municípios de Turvelândia e Goiatuba; e de Água Vermelha, no Município de Pires do Rio.

Ribeirão Abóbora

Rio que abastece a Cidade

Riveirão Lage

Rio que abastece a Cidade

Cachoeiras do Rio Preto

Quedas com aproximadamente 50m de altura

Cachoeira de Ouroana

Localização: Distrito de Ouroana  

Contatos

Augusto Assessoria Contábil

hiacy_humberto17@hotmail.com

Rua Dª Maricota nº 82 Jardim Marconal
Rio Verde - GO

64 3613 0909

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode